quarta-feira, 16 de março de 2011

Combate eficiente às drogas passa por qualificação

Combate eficiente às drogas passa por qualificação




Ciente da importância e da necessidade de capacitar para o atendimento adequado aos usuários de drogas, a Intervisão Assessoria em Psicologia lançou este ano uma série de cursos de extensão voltados não apenas aos profissionais de Saúde, mas para os trabalhadores da Educação; aos colaboradores do setor privado e às famílias dos usuários. Um desses cursos– com início previsto para 19 de março – é o de Dependência Química: Recursos Terapêuticos.

O curso – que será realizado na Faculdade Católica de Anápolis, na unidade do bairro Cidade Jardirm – tem o objetivo de apresentar os mais variados recursos terapêuticos para o melhor atendimento aos usuários. As aulas serão ministradas aos sábados, quinzenalmente, e a carga horária será de 70 horas, com término previsto para 11 de junho. (Mais detalhes sobre o curso no quadro abaixo)

“Um dos pontos importantes desse curso é que incentivamos a construção de Redes Sociais de Apoio. Por ser uma situação complexa, o trabalho com a dependência química necessita de uma intervenção multiprofissional e multisetorial, para que se possa tratar o sujeito em todas as suas necessidades”, explica a psicóloga e uma das coordenadoras do curso, Poliane Moreira Gomes. Ela acrescenta que o curso também tem o objetivo propiciar um espaço de discussão com a comunidade e a troca de experiências.

O contato com outras vivências de atendimento aos usuários de drogas foi um dos pontos elogiados pelos alunos da primeira edição do curso Dependência Química: Recursos Terapêuticos. Para Angela Aparecida Flávio, 38 anos, as experiências dos participantes fez a conselheira tutelar compreender o que se passa com a família e com o próprio paciente. “Este curso para mim serviu como um grande aprendizado e, principalmente, em saber em qual momento, eu, como profissional, poderei contribuir”, justifica.

Foco na qualificação

As drogas se tornaram o maior fantasma da sociedade contemporânea. No Brasil, segundo estimativa do IBGE, são mais de 1 milhão e 200 mil usuários apenas do crack, poderoso entorpecente que passou a ser um pesadelo para as autoridades de saúde pública no País. Em Goiás, a Secretaria Estadual da Saúde estima em 70 mil o número de pessoas dependentes dessa substância que ajuda a elevar as estatísticas de violência e alerta para a necessidade não apenas de combater seu consumo, mas, principalmente, de um eficaz tratamento de seus usuários.

Desde o ano passado, o atendimento eficiente aos dependentes passou a ser o foco das políticas públicas implantadas no País no combate às drogas. E para alcançar um tratamento adequado a qualificação dos profissionais que trabalham na área se tornou um dos pilares do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado ano passado pelo governo federal. No mês de fevereiro, a capacitação para os atendimentos desses pacientes ganhou ainda mais atenção com o anúncio da presidenta Dilma Rousseff de cursos que vão qualificar mais 15 mil profissionais nos próximos 12 meses.



Saiba mais:

Curso de Extensão: Dependência Química: Recursos Terapêuticos

Data de início: 19 de março

Data de término: 11 de junho

Carga horária: 70 horas (7 sábados quinzenalmente)

Local: Faculdade Católica de Anápolis (Unidade Cidade Jardim)

Endereço: Rua 05, nº 580, Bairro Cidade Jardim

Informações: 8138-6104 / 8589-4653 / 8195-3272

www.intervisaopsi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário