quarta-feira, 17 de março de 2010

A ambivalência do CRACK

Hoje fui ao programa "A Força do Bem", na Rádio São Fransisco 670 AM  falar sobre o CAPS Viver, com ênfase no tratamento para o usuário de crack. Sai com a sensação que o recado não foi passado (confesso que fiquei um pouco nervosa!).

Vou tentar falar um pouco do que percebo no meu cotidiano no CAPS. Tratar a dependência química e, em especial, a dependência do crack, é aprender a lidar com a ambivalência, ao mesmo tempo que eles querem o tratamento e querem parar com o uso, existe um desejo enorme, uma força que relatam ser maior que eles e não os deixam resistir a droga.

A sensação que nos dá é realmente de impotência perante aquela situção, mas o que tenho aprendido no meu convívio diário com eles é que acolhe-los, escutá-los e aceitá-los mesmo diante de várias recaídas faz uma diferença significativa na vida dessas pessoas. Estão acostumadas a não ter opinião, pois o que eles falam perdem o valor, desaprendem a pensar e, consequentemente, perdem a noção de resposabilidade. Não sei dizer se isso começa antes ou depois das drogas, mas sei que permanecer no crack não é escolha de ninguém, por isso precisamos ter um pouco mais de compaixão.

O Gabriel Pensador tem uma música "Tem alguém aí?" que diz assim:

"Ninguém tá escutando o que eu quero dizer!

Ninguém tá me dizendo o que eu quero escutar!
Ninguém tá explicando o que eu quero entender!
Ninguém tá entendendo o que eu quero explicar!"
 
É bem fácil perceber o descompasso da comunicação entre as familias e o usuário de drogas. Desta forma construir um ambiente acolhedor e que propicie a comunicação pode ser uma solução eficaz para a prevenção da dependência química.
 
Deixo a sugestão de um link que fala sobre o crack:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33683&janela=2%20
 

2 comentários:

  1. Poliane, que orgulho!! Apesar de distantes nessa cidade "enorme" que é Anápolis, saiba que você marcou. Você marcou como pessoa; o seu trabalho, o nosso trabalho juntas na Fundação João Oliveira, marcou. Tanto que ainda hoje no reencontro alguns antigos "meninos" eles ainda perguntam carinhosamente por você.
    Parabens pelo blog, pelo trabalho! A gente se vê! beijos Marisa Vento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!O seu Olhar enriquece , acrescenta, ajuda.Parabéns também pela nova idade!!!Um abraço,
    Ivone

    ResponderExcluir