domingo, 14 de março de 2010

A dose certa do sofrimento

Fui ao aniversario de três anos do filho da Raquel e lá encontrei com a Renata (como me faz bem a presença de vocês!), amizades que tiveram início na faculdade e que se perpetuam até hoje.


Enfim, entre um assunto e outro falamos do sofrimento que nos é necessário para o amadurecimento e isso me rendeu uns bons minutos de reflexão. O sofrimento tem que vir na medida certa, pois a dor pode tanto nos paralisar como nos acordar.

Existem sofrimentos que são causados por situações tão dolorosas que para suportá-los precisamos nos dissociar de nós mesmo, mas não são desses sofrimentos, que paralisa, que quero falar hoje.

Quero falar do sofrimento do dia-a-dia, das frustrações, das renúncias que estão por trás de nossas escolhas, da liberdade que nos é oferecida com uma infinidade de condições, do limite que nos é imposto por cada pessoa que convivemos... É esse o sofrimento que deveria nos manter acordados, pois nos puxa para enxergarmos a nossa dimensão humana. Dizem que só nos tornamos pessoas no nosso convívio social, no contato com o outro.

É essa dimensão que precisamos resgatar, a nossa dimensão social e talvez assim possamos ajudar a diminuir o sofrimento que paralisa tantas pessoas e aprenderemos a lidar com o sofrimento do dia-a-dia sem precisarmos recorrer a bengalas emocionais...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Adorei!
    Achei muito interessante esse seu ponto de vista sobre o sofrimento. Procuro sempre aprender alguma coisa com meus sofrimentos e também com o dos outros. Faço dos meus sofrimentos um trampolim, um estímulo para lutar pelos meus objetivos, minhas conquistas.
    Bjos!
    Lilian.

    ResponderExcluir
  2. Se não posso resolver um porblema, tenho de aprender a conviver com ele.
    Elizabeth

    ResponderExcluir